#LIVRO 02 /2016 – A Garota Que Eu Quero (Irmãos Wolfe #3) by Markus Zusak

A_GAROTA_QUE_EU_QUERO_1372377512B

Título: A Garota Que Eu Quero (Irmãos Wolfe #3)

Autora: Markus Zusak

Editora: Intrínseca

Páginas: 174

O Rube nunca amou nenhuma delas. Nunca se importou com elas. Nem é preciso dizer que Rube e eu não somos muito parecidos em matéria de mulher. Cameron Wolfe é o caçula de três irmãos, e o mais quieto da família. Não é nada parecido com Steve, o irmão mais velho e astro do futebol, nem com Rube, o do meio, cheio de charme e coragem e que a cada semana está com uma garota nova. Cameron daria tudo para se aproximar de uma garota daquelas, para amá-la e tratá-la bem, e gosta especialmente da mais recente namorada de Rube, Octavia, com suas ideias brilhantes e olhos verde-mar. Cameron e Rube sempre foram leais um com o outro, mas isso é colocado à prova quando Cam se apaixona por Octavia. Mas por que alguém como ela se interessaria por um perdedor como ele? Octavia, porém, sabe que Cameron é mais interessante do que pensa. Talvez ele tenha algo a dizer, e talvez suas palavras mudem tudo: as vitórias, os amores, as derrotas, a família Wolfe e até ele mesmo. (retirado do soob)

 

Esse livro faz parte na verdade da trilogia Irmãos Wolfe do autor Markus Zusak, o mesmo autor de A Menina que Roubava Livros. Como dito na resenha do segundo livro da séria, Bom de Briga, essa história não tem nada a ver com aquele. Mas nem por isso deixa de ser muito boa.

Nos dois primeiros livros, o personagem dessa história, Cameron Wolfe, conta a sua rotina ao lado dos irmãos, em um ambiente de sobrevivência, em que a família acha seus caminhos em meio á pobreza. Neles, a história de Cameron se mescla com a história os irmãos, principalmente focando no cuidado com a irmã Sarah e na admiração que ele tem pelos irmão mais velhos Steve e Rube.

E como não poderia ser diferente, o terceiro e último livro tem um foco um pouco mais especial, uma vez que ele mostra muito mais de Cameron.

O autor fez um trabalho muito legal alternando capítulos da história presente e capítulos que falam pelo personagem.

A gente sente o que sente. (Wolf, Rube)

A narrativa é sutil. Quase ate ignorante. As palavras escolhidas, a forma como escrita é de certa forma tão simples que não tem como não se aproximar de Cameron de uma forma ou outra.

Dessa vez, ele está em busca de sua própria vontade, e em busca de quem ele é. Retratos típicos dos medos e desejos de um adolescente. E claro, dessa vez Cameron busca para si o amor.

Os irmão que tanto admira lhe decepcionam. Em meio a brigas  decepções familiares, Cameron encontra a si mesmo nos olhos de outrem, Octavia. Mas ao mesmo tempo, temos muitas passagens que mostram o quanto aquela familia se gosta.

Uma crítica minha seria que, por ser um livro curtinho, não houve muito um desenvolvimento profundo de alguns assuntos. Como a historia de Octavia. Acho que tudo, os motivos e os mistérios, foram jogados no história e então pensou-se: “precisamos concluir isso” e pronto. Lógico, entendo que de fato ela não era ali a personagem principal, mas acho que o aprofundamento dessa questão poderia trazer uma linda riqueza a história dos dois.

A leitura é super rápida. O livro é curtinho e em uma sentada dá pra começar e terminar. A história é leve e bonitinha.

De fato, O Azarão,primeiro livro da trilogia é meu favorito, e sim, eu considero esse aqui o mais fraco dos três, não que seja um livro ruim, longe disso. A simplicidade de Zusak de uma certa forma me fez me enxergar ali, naquela família, em Cam, em Sarah.

 

PS.: Quem é vivo sempre aparece né? Confesso que fui pega pelos doramas de um jeito que todo meu tempo livro tem sido dedicado para assistí-los. Entre a pós-graduação que vai começar, as aulas de alemão –sim, alemão, loucura? Só um pouco lol –, freelances e os estudos, a leitura de livros ficou um pouco de lado. Sim, eu sei, como pode? Não sei ao certo.

Acho que o livro que eu estava lendo chegou num ponto em que a história ficou um pouco chata e eu não estava conseguindo me concentrar na leitura dele. Então, essa semana decidi que isso tinha que parar. Prevendo que pegaria aversão ao livro, decidi dar um tempo na leitura dele. Foi ai que me peguei com uma vontade enorme de ler A Garota Que Eu Quero.

Deixe um comentário