[Livros em Série] Os Legados de Lorien – Ordem de Leitura – Uma tentativa de guia prático (ou não tão prático)

download

Decidi, após perceber que essa saga tem bastante procura no quesito ‘ordem de leitura’ dos livros, fazer esse guia prático – ou não tão prático assim -. Eu entendo bem, pois levei um tempo para me acostumar com essa coisa de livros, arquivos perdidos e extras. Dessa forma, resolvi trazer um post atualizado sobre essa série, que – infelizmente – teve seu último livro publicado no ano de  2016.

Tudo bem que recebemos a – feliz – notícia de que a série terá novos lançamentos com uma saga que seria um spin off. Ficamos no aguardo.

Até lá, a todos os novos interessados – eu adoro a série e acho que quem a lê não se arrepende, ou sim, sei lá lol – uma geral das publicações da saga e uma ‘ordem de leitura’ – que lembrando, não é oficial, é apenas a minha opinião de como seria melhor a leitura de todas as publicações, e foi a forma como eu li –.

Então vejamos:

A saga principal é composta por sete livros:

  1. Eu Sou o Número Quatro (2011) (Onde comprar: Amazon)
  2. O Poder dos Seis (2011) (Onde comprar: Amazon)
  3. A Ascensão dos Nove (2012) (Onde comprar: Amazon)
  4. A Queda dos Cinco (2013) (Onde comprar: Amazon)
  5. A Vingança dos Sete (2014) (Onde comprar: Amazon)
  6. O Destino da Número dez (2015) (Onde comprar: Amazon)
  7. Unidos Somos Um (2016) (Onde comprar: Amazon)

Além deles, a saga conta com publicações lançadas em formato digital conhecidas como ‘Os Arquivos Perdidos’, que vem para trazer informações extras ao universo de Os Legados de Lorien, mas que não intervém no decorrer da história da série principal, ou seja, ele vem apenas para acrescentar, sendo que a leitura deles ou não, não atrapalha no entendimento geral da série. Os Arquivos até hoje lançados são quinze – que eu sei né – :

  1. Os Legados da Número Seis
  2. Os Legados do Número Nove
  3. Os Legados dos Mortos
  4. A busca por Sam
  5. Os últimos dias de Lorien
  6. Os esquecidos
  7. Os Legados do Número Cinco
  8. De volta a Paradise
  9. A traição do Número Cinco
  10. A fuga
  11. A navegadora
  12. Guarda
  13. Legados Renascidos
  14. Última Defesa
  15. A Caça

Atualização 06/04/2021: Esses arquivos foram compilados pela editora e estão agora disponíveis em ebook kindle que podem ser adquiridos no site da Amazon.

Lembrando que a leitura deles não é obrigatória para o entendimento da história da série. Eles apenas trazem alguns elementos interessantes, mas que mesmo sem eles tudo que se lê nos livros é suficiente.

Além disso, foram publicados alguns pequenos textos que foram divulgados pelo autor na internet de forma gratuita. Eu lembro de ter lido eles on-line, mas não me lembro bem onde. Os Diários eu fui lendo assim que eles saíram, sem me importar com ordem alguma de leitura. A Origem do Número Oito conta muitas infos legais, e eu coloquei ele na minha ordem de leitura ali embaixo, intercalado com os livros e arquivos. Confesso que eu não li o extra ‘A Cicatriz’. Ele é um extra diferente, como eu descrevo ali embaixo, então não tive acesso na época e acabei por não procurar também.

Atualização em 06/04/2021: Algumas pessoas me mandaram mensagem dizendo que não encontraram esses diários para ler então fui fuçar e vi que o site do qual eu peguei eles para ler está fora do ar (era o http://www.oslegadosdelorien.com.br ou http://www.serieoslegadosdelorien.com.br, algo do tipo), por esse motivo resolvi vir aqui deixar um link para vocês terem acesso a esses pdfs que eu tinha salvo no meu computador.

  1. A Origem do Número Oito
  2. O Diário de Sarah
  3. O Diário de Sam
  4. O Diário de Malcom
  5. A Cicatriz
  6. Transmissões de Pittacus Lore

O side A Cicatriz foi um capítulo lançado de forma exclusiva para as pessoas que compraram o livro A Queda dos Cinco em pré-venda. Eu não sei ao certo se isso funcionou apenas nos EUA, pois quando comprei o meu livro no Brasil, ele já tinha sido lançado fazia um tempo.

No caso das Transmissões de Pittacus Lore, tratam-se de podcasts que revelam os segredos dos lorienos e seus guardiões. Eles foram divulgados no Soundcloud do Pittacus Lore, podendo ser encontrado nesse link aqui, SoundCloud Pittacus Lore, pra quem  não manja do inglês ou que não gosta de áudios, tiveram alguns sites que transcreveram e traduziram, é só dar uma procurada. Esse podcasts a sugestão que eu daria, seria ter contato com eles apenas após a leitura pelo menos do livro A Ascensão dos Nove, pra evitar algum spoiler eventual.

Essa é a sequência conforme consta no site oficial da série. Para a leitura dos Arquivos algumas pessoas recomendam uma ordem de leitura diferenciada deles quanto a ordem de lançamento, ao mesmo tempo em que se mescla sua leitura com os livros da série principal, obviamente para se evitar spoilers e para se obter informações interessantes sobre o livro que se acabou de ler.

A ordem de leitura que eu recomendaria – veja bem, questão de preferência pessoal e um  pouco fora da sequência de publicações e a ordem que eu adotei e achei muito boa quanto ao entendimento da série, evitar spoilers, dentre outros – seria:

  1. Eu Sou o Número Quatro
  2. Os Arquivos Perdidos: Os Últimos Dias de Lorien
  3. Os Arquivos Perdidos: Os Legados da Número Seis
  4. O Poder dos Seis
  5. Os Arquivos Perdidos: Os Legados do Número Nove
  6. Extras: A Origem do Número Oito
  7. A Ascensão dos Nove
  8. Os Arquivos Perdidos: Os Legados dos Mortos
  9. Os Arquivos Perdidos: A Busca Por Sam
  10. Os Arquivos Perdidos: Os Esquecidos
  11. A Queda dos Cinco
  12. Os Arquivos Perdidos: Os Legados do Número Cinco
  13. Os Arquivos Perdidos: A Traição do Número Cinco
  14. A Vingança dos Sete
  15. Os Arquivos Perdidos: De Volta a Paradise
  16. Os Arquivos Perdidos: A Fuga
  17. Os Arquivos Perdidos: A Navegadora
  18. O Destino da Número Dez
  19. Os Arquivos Perdidos: Guarda
  20. Os Arquivos Perdidos: O Despertar dos Legados
  21. Os Arquivos Perdidos: A Última Defesa
  22. Unidos Somos Um
  23. Os Arquivos Perdidos: A Caça

Quanto ao filme, pelo que andei lendo não haverá a produção de novos filmes baseados na série, algo com o fato de não ter feito muito sucesso. Eu nunca vi o filme Eu Sou o Número Quatro, apesar de querer muito vê-lo (quando eu o fizer venho compartilhar a experiência e claro, comparar livro x filme 😉 ).

Essa é uma saga de gênero infanto-juvenil com uma temática sci-fi, que pra quem gosta desse tipo de leitura, fica a dica e a recomendação. Só não recomendo para quem não gosta de série longa e de certas complicações na hora de ler.

É isso gente. Espero que as informações aqui postadas sejam úteis aos que se interessam pela saga e espero que quem pegar para ler, realmente goste. Foi uma série que eu comecei a ler de forma aleatória, sem esperar muito e que no fim, adorei demais.

8 comentários

  1. Fantástica a pagina!!! Parabéns heheheh. Gosto muito de ler livros de série. Vira e mexe estou com um livro em mãos. Vou seguir o guia da página, de Os Legados de Lorien. Simbora!!

    Curtir

    • Obrigada pela visita! Leia siim. Eu sou suspeita pra falar pq adoro a série né, mas eu acho que ela merece mto mais amor do que recebe lol
      Espero que goste da leitura 😉

      Curtir

    • Olá, só vi sua mensagem hoje. to apanhando ainda do wordpress! lol
      Que bom saber que o guia está ajudando. Eu sei bem como é pq quando comecei a ler a série, fiquei boiando tentando entender! Mas depois que a gente começa, fica doida pra ver o final logo né? A série é boa demais!
      Depois me você ler tudo, me conta que que você achou da série 😉

      Curtir

  2. Olá. Gostei muito do post, já li quase todos os títulos que vc colocou no post e tenho todos os livros físicos da série. Acabei parando aqui por estar procurando notícias sobre ” The generation one”
    Só queria dar uma dica. Pra evitar spoiller pra quem começou a leitura agora.
    Sempre que for colocar o nome do arquivo perdido ” a traição do número cinco” corte a palavra “cinco” pra que assim, um dos principais segredos e surpresas da série não seja revelado tão facilmente. Coloque asteriscos: ” a traição do número *****” ou ” a ******* do número cinco”.
    Só uma crítica construtiva 🙂
    Adorei seu texto e a ordem do guia está perfeita
    Parabéns

    Curtir

    • Olá Gilmarley, obrigada pela dica. Eu pensei em fazer dessa forma que você comentou, mas parei para pensar nas pessoas que não são tão fãs da série e em como isso poderia dificultar para elas a buscar pelos títulos, estando eles incompletos. Não seria um grande obstáculo, mas seria um pouco inconveniente, por isso acabei decidindo por deixar os títulos dos arquivos de forma completa.

      Curtir

      • Esse post ta show nao tive a opurtunidade de lelos mas voce fala que gostou muito deles entao se for uma boa dica e que vc nao tenha lido ainda os livros de rick riordan que um grande universo conectdo desde percy jackson a as cronicas dos kane e so estou falando isso pois foi os que eu mas gostei

        Curtido por 1 pessoa

      • Olá Alanderson, desculpa a demora para responder. Por motivos pessoais tive que deixar o blog um pouco de lado e agora resolvi tentar retomá-lo. Fiquei feliz em ver que tinha comentários no blog do tempo que estive inativa.
        Qto á dica, li alguns livros do Riordan, não me lembro se cheguei a postar alguma resenha dos livros dele por aqui. Fica a dúvida. Mas é verdade que nunca cheguei a ler os livros do universo Percy Jackson. Na época que ele tava em alta eu era uma fanática por Harry Potter e acabei não tendo a oportunidade de ler as duas séries (livro era mto caro e meus pais me fizeram escolher uma série só pra ganhar os livros kkkkkk)
        O livro que li do Riordan é um livro solo, sem ser série. Na época que eu me lembre eu não havia curtido mto o livro.

        Mas quem sabe agora, mais velha, eu não possa dr uma chance né? Vou pensar bem e depois que eu conseguir ler os livros que já tenho aqui na minha lista, vou decidir!

        Curtir

Deixe um comentário