[Resenha Literária] Grandes Esperanças

Oi genten!!

Cá estou eu trazendo uma resenha de um livro fora da minha zona de conforto! Fora apenas por ser um clássico, ok? Eu não tenho esse hábito de ler clássicos, mas ultimamente…estou naquela vontade de continuar nessa onda.

Grandes Esperanças

Livro: Grandes Esperanças
Autor: Charles Dickens
Editora: Landmark
Páginas: 528

Vamos então falar sobre ” Grandes Esperanças”, um livro de Charles Dickens.

Nesse livro, vamos conhecer Pip, garoto órfão que foi criado por sua irmã Mrs. Gargery e seu marido ferreiro, Joe. Sempre tiveram uma vida bem simples e Pip sempre acreditou que seu futuro seria ser um ferreiro também. Apesar de sua irmã sempre ser bastante dura com ele, Pip encontrou em Joe um amigo.

Quando criança, Pip um dia encontrou no pântano perto de sua casa um foragido com pesos e correntes na perna, que o ameaçou se ele não voltasse com comida e uma serra. Pip com medo, faz o que foi mandado, e aquilo o atormentou o resto da vida.

O que ele não esperava é que, num certo dia, ele conheceria Miss Havishan e sua filha adotiva Estela, e nada seria o mesmo dali em diante. Um tempo depois de conhecê-las, e quando ele já se encontrava apaixonado por Estela, Pip recebe a notícia de que se tornará um cavaleiro, e seu …tutor, mantido em anonimato, deixou à ele uma boa quantia em dinheiro para que se tornasse um ótimo cavaleiro.

Com isso, Pip sai de sua casinha e muda de cidade, faz amizades novas, conhece o advogado que cuidará de tudo e faz a ligação entre ele e o tutor e amadurece e faz novas descobertas.

Resumindo a história beeem resumida…mas isso não conta nada de como essa história é ótima! No começo, eu demorei pra me envolver, mas isso talvez pela falta de costume de ler clássicos, não sei dizer. Mas desde o começo temos em Pip um personagem e tanto. Ele criança com seus temores sobre ser descoberto por ter ajudado um foragido e o relacionamento dele com Joe são ótimos.

Os personagens que nos são apresentados são bem construídos e não deixam a desejar. Um deles, Wemmick, com seus princípios e valores, e Herbert com seu humor, são bem cativantes. Estela já é uma personagem complexa, que ao mesmo tempo que me deixava com raiva, me deixava com pena.

Pip já crescido também me deixava com raiva muitas vezes. Nós vemos ele expondo seus sentimentos, e muitos tratam sobre Joe, e esses me deixavam com certa raiva, sim. Nós vemos aqui o que essa subida de classe fez com o modo que Pip vê seu amigo.

O livro é excelente!! O final dele não me deixou frustada! As descobertas que Pip faz também foram coisas maravilhosas. Adorei esse livro! Pretendo ler outros do autor sim!

 

Anúncios

Um comentário sobre “[Resenha Literária] Grandes Esperanças

  1. Pingback: [Tag Literária] Ceia de Natal – Quarenta e Dois Livros em Um Ano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s